Embaixador diz que governo brasileiro tem plano de contingência para situação no Irã
Itamaraty acompanha cenário no Oriente Médio e descarta evacuação de brasileiros

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado Fonte: Agência Senado
O embaixador do Brasil no Irã, André Veras Guimarães, afirmou em entrevista à CNN que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanha a situação no Oriente Médio e que o governo brasileiro já dispõe de um plano de contingência caso o cenário no país se agrave.
“Nós já temos tudo isso desenhado, descrito, como faremos, e nós só estamos na apreensão de saber o que vai acontecer nos próximos dias”, disse o diplomata.
Segundo Guimarães, o Ministério das Relações Exteriores mantém contato permanente com a embaixada brasileira em Teerã para avaliar eventuais medidas diante de uma possível escalada do conflito regional. Ele afirmou, no entanto, que não há, neste momento, necessidade de operações de evacuação de cidadãos brasileiros.
O embaixador destacou que, até agora, nenhum país iniciou ações de retirada de seus nacionais do território iraniano.
“Alguns países que não têm relações ou que estão com as relações difíceis já fizeram alertas, como Canadá, Austrália, Estados Unidos, mas eu não soube de meus colegas embaixadores de nenhuma operação de retirada de evacuação de nacionais”, afirmou.
Guimarães relatou ainda dificuldades recentes para localizar um brasileiro que estava em recuperação de saúde no país.
“Um pedido que me foi feito há alguns dias de contactar um brasileiro que estava até convalescente, eu não consegui contactá-lo por telefone, o telefone chamava, ele não atendia”, disse.


