• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Embaixador dos EUA afirma que Canadá acusa Índia de matar ativista Sikh com base em ''inteligência ocidental''
Política

Embaixador dos EUA afirma que Canadá acusa Índia de matar ativista Sikh com base em ''inteligência ocidental''

Aliança de inteligência formada por EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia embasou acusação canadense

Por Da Redação
Ás

Embaixador dos EUA afirma que Canadá acusa Índia de matar ativista Sikh com base em ''inteligência ocidental''

Foto: Reprodução

 

A inteligência obtida pela rede Five Eyes fez o Canadá acusar publicamente o governo indiano de ter assassinado um ativista separatista Sikh em solo canadense. A declaração foi feita no domingo (24), pelo embaixador dos EUA no Canadá.

''Estou confirmando que houve inteligência compartilhada entre os parceiros do Five Eyes que ajudou a levar o Canadá a fazer as declarações que o primeiro-ministro fez'', disse o embaixador.

Five Eyes é um pacto de compartilhamento de inteligência entre os EUA e o Reino Unido, o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia, embora o embaixador não tenha confirmado se essa inteligência partiu dos EUA.

As relações entre a Índia e o Canadá estremeceram na semana passada, após o primeiro-ministro canadence, Justin Trudeau, disse que as autoridades estavam investigando ''alegações plausíveis'' de que Nova Delhi estava potencialmente por trás do assassinato de Hardeep Singh Nijjar, um ativista separatista sikh, que foi morto a tiros por dois homens mascarados em Surrey, na Colúmbia Britânica, em junho.

A Índia negou as alegações afirmando serem ''absurdas e motivadas''. Ambas as nações  expulsaram diplomatas seniores em movimentos recíprocos, levantando a perspectiva de um conflito estranho entre os principais parceiros dos EUA.

A briga ficou ainda mais grave na semana passada, quando a Índia suspendeu os serviços de vistos para cidadãos canadenses devido ao que considerou serem “ameaças à segurança” contra diplomatas no Canadá.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário