Brasil

Embrapa aposta em pesquisa que pode substituir transgênicos

Novo presidente diz que empresa terá "agenda robusta" no próximo ano

Por Da Redação
Ás

Embrapa aposta em pesquisa que pode substituir transgênicos

Foto: Divulgação/ Jorge Duarte

Após seis meses à frente da presidência, como interino, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o pesquisador Celso Moretti foi confirmado na última semana como titular do cargo pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. 

Moretti já adiantou que em 2020 a empresa vai continuar com "uma agenda robusta" e, há três frentes terão prioridade. Uma delas é a edição genômica, que permite, por meio das chamadas tesouras genéticas, editar o DNA de plantas, animais e microrganismos. 

A mesma técnica também é utilizada para reduzir o problema do escurecimento do feijão. “Acredito que essa tecnologia substituirá os transgênicos. Isso vai impactar na questão de barreiras a alimentos que hoje, por exemplo, não conseguem chegar à Europa por causa da transgênia”, avaliou.

Outra novidade que terá início em 2020, é o processo de certificação e comercialização de produtos com a marca conceito Carne Carbono Neutro (CCN), que vai garantir que os animais que deram origem ao produtos tiveram as emissões de metano entérico - gás produzido na digestão e eliminado pelo arroto dos bichos - compensadas curante o processo de produção pelo crescimento de árvores no sistema. 

E outras prioridade para o próximo ano é o investimento em agricultura digital, onde serão utilizadas mais drones, mais sensores e mais internet para o avanço da agricultura brasileira. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário