Emissão de vistos por semana salta de 40 para 70 após México passar a exigir documento impresso
Decisão do governo mexicano foi resposta ao crescimento de brasileiros que tentavam entrar ilegalmente nos EUA pelo México
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Após o anúncio de que o México passaria a exigir visto impresso para brasileiros, a emissão do documento saltou de 40 para 70 por semana. De acordo com a embaixada mexicana em Brasília, o total de pessoas que conseguiram autorização para entrar naquele país aumentou em mais de 10 vezes de maio para junho.
No final do ano passado, em tom de preocupação em relação a quantidade de brasileiros que tentavam entrar ilegalmente nos Estados Unidos pelo México, o governo anunciou a suspensão de um acordo com o Brasil que isentava cidadãos dos dois países de visto. O ajuste vigorava desde 2004.
Desde o fim do acordo, o documento passou a ser fornecido pela internet mas, com a nova exigência, a autorização eletrônica não será mais disponibilizada. Para conseguir o visto impresso, o interessado precisa agendar uma entrevista no link citas.sre.gob.mx. Em seguida, deve ir ao consulado na data marcada com o número do agendamento e portando a documentação solicitada e os requisitos listados nos sites da embaixada mexicana em Brasília e nos consulados do Rio e e de São Paulo.
Brasileiros com residências permanentes no Canadá, nos EUA, no Japão, no Reino Unido ou em nações que façam parte do Espaço Schengen (convenção entre países europeus na qual não há controles fronteiriços ou alfandegários) ou que sejam membros da Aliança do Pacífico (bloco econômico integrado por Peru, México, Colômbia e Chile) continuarão isentos do documento para entrar no México.