Emojis: 40 anos de evolução desde :-) às diversas variações da atualidade
Em 1982, Scott Fahlman fez história na internet
Foto: Reprodução/Pixabay
Em 19 de setembro de 1982, Scott Fahlman fez história na internet juntando dois pontos, um hífen e um parêntese. Na época, o professor de ciência da computação da Carnegie Mellon University postou “:-)” no quadro de avisos online da escola. Logo depois, a carinha sorridente foi apelidada de “primeiro emoticon digital” pelo Guinness World Records e serviu como precursora dos emojis.
Com a evolução da internet, as sequências de caracteres também caíram no gosto popular e foram nomeadas como "emoticons". O uso disparou na década de 1990 em fóruns e chats online, gerando uma série de variações para as figuras originais. Durante a mesma época, aproximadamente, uma "linguagem" alternativa aos Emoticons também foi criada: o kaomoji.
Nela, os usuários possuem maior expressividade, digitam mais caracteres e podem ler as sequências na horizontal. Apesar do apelo, o formato só ganhou maior notoriedade ao nível internacional mais recentemente, já no início da "Era dos Memes", iniciada na década de 2010. Atualmente, o formato de expressão mais comum em mensagens de texto são os emojis e, logo em seguida, as figurinhas, que são populares no WhatsApp e Telegram.