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Bahia

Empreendedoras impulsionam venda de chocolates personalizados na Páscoa

Período é uma oportunidade para quem quer fazer renda extra

Por Ane Catarine Lima
Ás

Empreendedoras impulsionam venda de chocolates personalizados na Páscoa

Foto: Reprodução/Redes Sociais/ Le Dolce Doceria

A Páscoa é uma oportunidade para quem quer empreender ou fazer renda extra. E não é só com o tradicional ovo de páscoa que o lucro vem nessa época do ano, há outras maneiras criativas de se adequar ao período. O mercado de chocolates artesanais e personalizados, por exemplo, está em alta e conquista cada vez mais clientes devido à sua originalidade e diversidade de opções.

Moradora do bairro de Jardim Santo Inácio, em Salvador, a empreendedora Dandara dos Santos Carvalho, de 26 anos, é proprietária da “Brigadocito”, uma doceria e confeitaria artesanal. Em entrevista ao Farol da Bahia, ela contou que começou a empreender vendendo brigadeiros gourmet com o intuito de fazer uma renda extra e enxergou na páscoa uma oportunidade para impulsionar o seu negócio. 

“A nossa experiência com vendas na Páscoa é bem recente e ocorreu de forma inesperada. Iniciamos no ano passado, mas já trabalhávamos em casa com a produção e venda de brigadeiros gourmet a fim de ganhar uma grana extra. Como já tínhamos clientes, e a época da páscoa estava se aproximando, eles começaram a perguntar se iríamos vender ovos”, explicou Dandara.

“Inicialmente foi meio desesperador, pois não tínhamos nenhuma experiência na produção de ovos de páscoa, mas querendo atender aos pedidos de nossos clientes, adquirimos um curso e colocamos a mão na massa”, completou. 

Dandara disse ainda que outra maneira que encontrou para agradar seus clientes e se destacar nessa época do ano foi diversificando o cardápio. No ano passado, o produto que mais vendeu na doceria foi o ovo de colher. A expectativa, portanto, também é grande para essa páscoa. 

“Nosso cardápio de páscoa é bem diversificado e para todas as idades. Trabalhamos com uma variedade de sabores de ovos de colher, opções de ovos kids bem coloridos e não pode faltar o nosso carro chefe: os brigadeiros temáticos, que são coloridos e carimbados da páscoa. No ano passado, o campeão de vendas foi o nosso ovo de colher destinado ao público infantil”, disse.

Foto: Redes Sociais/Brigadocito

Foto: Redes Sociais/Brigadocito

“O que ganhou o coração dos adultos foi o ovo de páscoa que tem o nome da empresa. Ele tem uma casca de chocolate branco e granulado colorido, recheio cremoso de ninho e chocolate, além de ser decorado com várias guloseimas. Todos os nossos produtos e recheios são 100% artesanais, não utilizamos recheios industrializados”, completou.

Alta demanda

A empreendedora Isis Cedraz, de 22 anos, mora na capital baiana e aproveita a Páscoa para impulsionar as vendas da "Le Dolce Doceria", empresa online na qual é proprietária. Assim como Dandara, ela vê nesse período do ano uma oportunidade para fazer renda extra. Em entrevista ao Farol, ela contou que o ritmo de trabalho aumenta no mês de março e, por isso, é ideal começar o planejamento com antecedência. 

“Comecei a vender chocolate em 2019, quando passei no vestibular e estava precisando fazer uma graninha extra. Na Páscoa, sem dúvidas, o ritmo de trabalho aumenta absurdamente. Nesse período, normalmente eu faço 50% do meu faturamento anual. Me preparo fazendo as compras com antecedência, principalmente por conta dos descontos. Em janeiro, por exemplo, já compro chocolates, caixas e embalagens”, explicou Cedraz.

"Quanto mais próximo da Páscoa, os produtos ficam mais caros. Se eu compro mais caro, infelizmente, tenho que repassar esses custos para o cliente. Sempre opto por comprar antes, com dois meses de antecedência, para poder oferecer o melhor preço para o meu cliente”, completou.

Foto: Redes Sociais/ Le Dolce Doceria

Em relação à produção, Isis disse que trabalha com produtos artesanais que abrangem um público diversificado. “Eu vendo ovos de colher, ovos trufados, mini ovos e o que eu chamo de lembrancinhas, que também são produtos de chocolate. Vendo um mini tablete, que é uma lembrancinha, no valor de R$ 4. É o meu produto mais acessível do cardápio, justamente porque procuro atingir todos os públicos", disse.

“Um dos produtos que meus clientes mais gostam é o ‘combo degustação’, que são quatro bandas de ovos recheados em uma caixinha. Mas o queridinho de todas as páscoas é o ovo casca brownie. Minha expectativa para essa páscoa é vender 150 produtos, que foi a média do ano passado”, concluiu. 

Foto: Redes Sociais/ Le Dolce Doceria

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