Empreendedores negros possuem mais dívidas do que brancos, aponta pesquisa
21% dos entrevistados negros tem entre 60% e 90% do faturamento comprometido com dívidas
Foto: Agência Brasil
Um estudo feito pelo “ #CoisaDePreto: Uma pesquisa sobre a real jornada dos afroempreendedores brasileiros", divulgada pela Google, mostrou que os empreendedores negros sofrem mais com dividas do que os brancos. 21% dos negros tem entre 60% e 90% de faturamento comprometido com dívidas, enquanto 14% dos brancos atingem a mesma parcela.
A pesquisa também apontou que entre os que começaram o negócio há 6 meses, 17% dos negros tem 100% do faturamento comprometido, e entre os brancos é 9%. Quando se observa a parcela de empreendedores com menos de 10% do orçamento comprometido, os brancos são maioria com 26% contra 19% entre os negros.
O estudo apontou ainda que a desigualdade financeira reflete no negócio de forma direta. Enquanto 40% dos negros dizem que o maior desafio é conseguir pagar as contas e outros 28% dizem ser conseguir um financiamentos, entre os brancos o número cai para 31% e 21% respectivamente.
O estudo foi dividido em duas partes, sendo qualitativa e quantitativa, e ouviu 1.000 empreendedores sendo 500 negros e 500 brancos, no mês de julho a outubro de 2022.