Empresa alerta que aplicativos na Play Store instalaram software ladrão de senhas bancárias
Criminosos conseguiram burlar filtros de loja do Google para adicionar mecanismos

Foto: Reprodução/Tecnoblog
Especialistas da empresa de segurança Check Point descobriram aplicativos publicados na Play Store que tinham capacidade para instalar o software ladrão de senhas bancárias "AlienBot" em celulares Android. De acordo com os especialistas, foram identificadas mais de 100 "payloads" (cargas maliciosas) diferentes ligadas a esse software.
Além de roubar senhas bancárias, ele permite o controle remoto do smartphone, funcionando em um modelo de "malware como serviço", no qual o criador do ladrão de senhas condiciona o uso da ferramenta a um pagamento ou comissão.
Outros criminosos precisam encontrar um meio de chegar aos dispositivos das vítimas e operacionalizar a fraude bancária. Por isso, o foco da análise da Check Point foi o código de instalação do AlienBot usado nos aplicativos, designado como "Clast82". Considerado inédito, foi graças a esse código que os aplicativos conseguiram aprovação na loja.
A descoberta dos apps ocorreu no fim de janeiro e o Google foi comunicado pela Check Point no dia 28 daquele mês. No dia 9 de fevereiro, o Google informou à empresa que os apps já não estavam mais na loja. O relatório do caso só foi publicado pela Check Point nesta terça-feira (9), um mês depois após o Google garantir que os aplicativos com o Clast82 foram removidos.