Empresa lança no Brasil peptídeo para nutrição esportiva à base de plantas
O produto Ajuda a regular a inflamação muscular causada pela atividade física
Foto: Divulgação
Não para de crescer o número de pessoas que praticam esportes. Com isso, a demanda por uma alimentação que auxilie no desempenho e na recuperação muscular está super requisitada. Esta segunda necessidade se dá pelo fato dos exercícios físicos estimularem o processo inflamatório dos músculos, que se regeneram com ajuda de uma nutrição adequada.
Observando esse cenário e o aumento da exigência por parte dos consumidores por produtos mais naturais, a BASF, em parceria com a startup NuritasTM, desenvolveu o PeptAIdeTM, um conjunto exclusivo de peptídeos à base de plantas, identificados com inteligência artificial (IA), para regular a inflamação causada pela atividade física.
Peptídeos são cadeias curtas de aminoácidos derivadas da degradação de proteínas (hidrólise). Na nutrição humana, os peptídeos desempenham três funções: como fonte de aminoácidos de fácil acesso, como fonte hipoalergênica de proteínas e como peptídeos biologicamente ativos.
O PeptAlde, que acaba de chegar ao Brasil, foi desenvolvido para oferecer para o mercado esportivo uma alternativa completa de regeneração muscular com base natural, já que grande parte das opções disponíveis são de origem sintética. Composto por ingredientes veganos, é produzido partir do arroz integral natural e tem um sabor suave de proteína vegetal. Pode compor diversos tipos de alimentos, como barras esportivas, saquetes, pós e pré-mistura, gel e emulsão, entre outros, além da possibilidade de ser usado com outras fontes de proteína.
“Consumido como um complemento na alimentação, o PeptAlde fornece uma excelente quantidade de proteína hidrolisada e de aminoácidos necessários para a recuperação muscular. Além destes benefícios, o produto é de origem natural e vegano”, comenta Joana Yamazaki, diretora de Nutrição e Saúde da BASF para América Latina.
Para confirmar a eficácia do PeptAlde, foram realizados testes em cultura de células e em computador. Ambos os sistemas mostratam efeitos eficazes na regeneração dos músculos que sofreram infamações devido à ação dos exercícios físicos.
O PeptAlde é produzido na Alemanha e foi lançado no final do ano passado para toda a Europa e Estados Unidos. Agora, chega ao Brasil e a outros países da América do Sul.