Mundo

Empresário Daniel Noboa é eleito presidente do Equador

Candidato da centro-direita venceu Luisa González, herdeira política de Rafael Correa, em disputa marcada por assassinatos políticos

Por Da Redação
Ás

Empresário Daniel Noboa é eleito presidente do Equador

Foto: Reprodução/Instagram

Daniel Noboa, um empresário de 35 anos, fez história ao se tornar o presidente mais jovem do Equador ao derrotar Luisa González, uma aliada do ex-presidente Rafael Correa. Herdeiro de um império do setor bananeiro, Noboa recebeu 52% dos votos, superando Luisa González (48%), apoiada pelo ex-presidente socialista Rafael Correa (2007-2017).

No domingo, mais de 82% dos 13,4 milhões de equatorianos elegíveis exerceram seu direito de voto, em uma eleição que ocorreu sem incidentes graves, de acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e a missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Noboa venceu as eleições com uma proposta focada na juventude e na criação de empregos e oportunidades, mas também prometeu enfrentar a crise de segurança no Equador ligada ao crime organizado.

Violência

Essas foram as eleições mais violentas da história do país, com o assassinato de três líderes políticos no período de três semanas. O caso de maior repercussão foi o da morte do candidato presidencial Fernando Villavicencio, morto a tiros do lado de fora de um comício eleitoral em Quito 11 dias antes do primeiro turno, em 20 de agosto.

Pouco menos de duas semanas antes das eleições, o prefeito de Manta, Agustín Intriago, também foi assassinado. Além disso, em 14 de agosto, Pedro Briones, um líder do partido do ex-presidente Correa, também perdeu a vida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.