Empresário que ameaçou Cristiano Zanin em aeroporto grava vídeo pedindo desculpas
Na época, ministra atuava como advogado do presidente Lula
Foto: Reprodução
O empresário Luiz Carlos Bassetto Júnior, que filmou e ameaçou Cristiano Zanin, na época advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgou um vídeo endereçado ao atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), se retratando e pedindo desculpas pelo caso ocorrido em janeiro de 2023, no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.
O vídeo foi publicado no último sábado (11), pelo site jurídico Migalhas. Na gravação, Bassetto reconhece que o ministro "não faz jus" às anteriores ofensas e elogia Zanin como um "excelente advogado". Ele estende o pedido de desculpas a toda a advocacia, reconhecendo que o agora ministro estava apenas exercendo regularmente a profissão."
O empresário filmou Zanin enquanto o então advogado escovava os dentes em um banheiro do aeroporto. No vídeo, gravado e publicado por ele, Bassetto aborda Zanin e o chama de “vagabundo”, “safado”, “bandido” e “corrupto”. “Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse”, afirmou, enquanto Zanin não reagiu.
Após as ofensas e ameaças, Zanin ofereceu uma queixa-crime contra o empresário por injúria e difamação e pediu uma indenização de R$ 150 mil. Segundo o jornal Estadão, a defesa do ministro teria solicitado ainda em fevereiro deste ano para que o empresário se retratasse em vídeo e divulgasse nos "mesmos meios de divulgação em massa pelos quais as ofensas foram praticadas".