Empresas de consumo devem voltar ao nível pré-pandemia apenas no 3º trimestre de 2021
O levantamento considera as 100 empresas de capital aberto de todo o mundo
Foto: Agência Brasil
As empresas de consumo devem ver os seus negócios retornarem ao nível pré-pandemia apenas no terceiro trimestre de 2021 em escala global, de acordo com a consultoria ZRG Partners obtido pelo Estadão/Broadcast. O levantamento considera a 100 empresas de capital aberto de todo o mundo em segmentos como varejo, alimentos e bebidas, lazer e vestuário. Duas empresas brasileiras, o GPA e a Natura &Co, fazem parte do chamado ZRG Consumer 100 Index, e devem ter o mesmo segmento.
Segundo o sócio da ZRG Brasil, Bruno Lima o " GPA atua em um setor que foi considerado essencial, então, pode ser que ele volte antes até do que empresas de outras indústrias", afirma ao lembrar o índice, fazendo comparação com dias anteriores. "É interessante notar que estamos alguns meses 'atrás' na pandemia, e por isso, podemos ver quais as tendências estão aparecendo nos outros países
A lista de companhias incluídas é definida por um algoritmo que possui fatores como poder das marcas, investimento em inovação, receitas e crescimento. Do total, 62% dos nomes são de consumo próprio, e 38% de consumo essencial.
Levando em consideração se colocar 100 nomes das empresas pesquisadas, 69% pagaram dividendos aos acionistas até o final de abril, ante 83% em dezembro de 2019.