• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Empresas e profissionais investem em gestão ambiental para o crescimento sustentável
Brasil

Empresas e profissionais investem em gestão ambiental para o crescimento sustentável

Importância da pauta socioambiental tem crescido com o passar dos anos

Por Da Redação
Ás

Empresas e profissionais investem em gestão ambiental para o crescimento sustentável

Foto: Agência Brasil

A gestão ambiental , disciplina tratando sobre a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, tem despertado mais curiosidade de empresas, que estão adotando o modelo para aumentar a sustentabilidade.

Leonardo Barros, que tem uma empresa que desenvolve cursos e treinamentos personalizados na área de Meio Ambiente, explica que a área ambiental é extremamente dinâmica e evolui na mesma velocidade dos problemas que o mundo enfrenta.  “Para os profissionais, é extremamente importante se atualizar de forma contínua e estar preparado para os desafios que a área ambiental proporcional, tanto no desenvolvimento do que é conhecido como hard skills, como de soft skills, que são elementos bastantes buscados pelo mercado de trabalho”, conta. 

Leonardo complementa que todos devem visar  principalmente na responsabilidade com a sociedade. “As cobranças por medidas efetivas socioambientais estão cada vez mais pulsantes nas empresas”, continua. 

Barros cita ainda, as mudanças climáticas, desastres ambientais, pandemia e muitos outros fatores  que potencializam o entendimento por parte da sociedade da crise em que o planeta se encontra. “A pauta socioambiental vem sendo tratada de forma prioritária cada vez mais por parte das organizações, e até mesmo internalizadas na própria cultura empresarial”. 

As perspectivas para o futuro são boas para a área, especialmente na Bahia, explica Leonardo. “Alinhar o desenvolvimento econômico com os pilares da sustentabilidade gera muita oportunidade de atuação. Com a retomada da economia se espera um forte crescimento por demanda ambiental para atender a todos esses empreendimentos, que devem seguir rígida legislação ambiental”. 

“A Bahia sempre atuou como pioneira em muitos aspectos de gestão ambiental. Temos um estado com um amplo território, detentor de três biomas e várias unidades de conservação e ecossistemas singulares. Uma grande complexibilidade ambiental que também faz muita interseção com aspectos culturais e de identidade muito fortes”, finaliza.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.