Empresas firmam parceria para oferecer solução financeira e jurídica voltada a médicos recém-formados!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
O ano letivo se encaminha para a reta final. Para estudantes que estão concluindo o ensino superior, a angústia é inevitável: e agora? Quando o assunto é a formatura em Medicina, as dúvidas se ampliam: qual das 55 áreas escolher? Optar pela residência médica? Trabalhar em consultório? Constituir pessoa jurídica (PJ) ou concurso público? E no exercício da profissão, como lidar com situações sensíveis?
Para enfrentar esse e outros dilemas, nada pode trazer mais conforto que um suporte. É o que oferece o Dr. Mit. Além de contabilidade especializada, a solução engloba um plano de segurança financeira e jurídica voltado a médicos e médicas recém-formados.
O Dr. Mit é resultado de uma parceria entre a Mitfokus, fintech especializada em contabilidade com foco em profissionais de saúde, e a Pro2Doc, empresa de proteção jurídica e financeira para médicos.
O sócio da Pro2Doc, Tiago Lázaro, explica, a partir de casos concretos, como o Dr. Mit nasce para “blindar” o recém-formado contra possíveis erros no exercício da profissão gerados pela própria inexperiência de um recém-formado.
“Por exemplo, em um plantão, chega uma vítima de violência doméstica. Além da assistência médica, o profissional precisa estar atento para a obrigatoriedade de comunicar aquele fato às autoridades. O mesmo acontece quando socorre um paciente baleado. Há providências a serem tomadas, documentos a serem preenchidos. Ele então pode consultar o Dr. Mit para saber o que e como fazer exatamente, protegendo-se de possíveis processos judiciais”, afirma Lázaro.
O amparo administrativo e jurídico é fornecido por uma equipe de médicos que também são bachareis em Direito. “Ou seja, é um profissional que conhece o exercício da Medicina, mas tem igualmente o conhecimento da proteção jurídica aplicada à prevenção do exercício no cotidiano do médico”, reforça.
Demonstração disso é que o trabalho de criação do Dr. Mit contou com a consultoria do médico Zeus Tristão, também bacharel em Direito. Desde julho, ele é presidente da Comissão Nacional do Jovem Médico, da Associação Médica Brasileira. Segundo o especialista, a solução oferece uma ampla gama de suportes, o que representa um diferencial em relação a contabilidade e de planos de seguros convencionais existentes no mercado.
“O Dr. Mit auxilia os profissionais de Medicina com a abertura de empresas e pagamento de impostos, quando o assunto são questões financeiras. Mas também para um exercício seguro da profissão, protegendo-o contra erros, fornecendo informações para o enfrentamento de situações delicadas e proporcionando suporte jurídico no dia a dia”, enfatiza Tristão. “A solução foca na prevenção do trabalho do jovem médico”, completa.
Para o especialista, trata-se de um amparo que cobre dificuldades nem sempre experimentadas pelo universitário, durante a formação. “Na faculdade, os médicos não recebem orientação sobre o mercado de trabalho, incluindo a necessidade de abrir uma pessoa jurídica (PJ), pagar impostos e lidar com burocracias. No entanto, são urgências que a vida profissional traz”.
A Mitfokus e a Pro2Doc atuam agora na apresentação e oferta do Dr. Mit ao público-alvo. A principal estratégia será o contato direto com estudantes de cursos de Medicina das instituições de ensino superior do grupo Ânima, um dos maiores do Brasil em educação médica. Parceria nesse sentido já foi firmada.