Economia

Empresas irregulares são proibidas de oferecer crédito consignado

47 instituições estão sendo avaliadas

Por Da Redação
Ás

Empresas irregulares são proibidas de oferecer crédito consignado

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Operações de contratação de crédito consignado efetuadas por instituições financeiras e correspondentes bancários, se gerarem reclamações frequentes nos Procons, no BC (Banco Central) ou na plataforma Consumidor.gov.br, são punidas com a suspensão do direito de oferecer esse serviço, informa a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Atualmente, 47 empresas estão proibidas de negociar o consignado.

Além disso, as infrações às regras podem acarretar às instituições multas que variam de R$ 45 mil a R$ 1 milhão, e os valores arrecadados são destinados a projetos de educação financeira, conta a ABBC (Associação Brasileira de Bancos).

Mas não é apenas a quantidade de reclamações procedentes registradas nos canais internos dos bancos e nos órgãos de defesa do consumidor que contam. São várias as fontes de informação usadas no acompanhamento e verificação de ações irregulares cometidas na concessão do consignado.

Uma das fontes é a avaliação de ações judiciais, e outra são os indicadores de uma consultoria independente, que considera questões de governança, política de relacionamento com o consumidor e gestão de dados.

“Estamos alinhados às expectativas dos nossos clientes e dos órgãos de defesa do consumidor em termos uma oferta clara, transparente e responsável de crédito consignado. Atuamos com rigor no combate às más práticas, advertindo, suspendendo ou afastando definitivamente os correspondentes que lesam o consumidor”, diz Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.