Enchentes deixam 1,2 mil mortos no Paquistão, diz ONU
Inundações afetam mais de 33 milhões de pessoas no país
Foto: Unicef/Asad Zaidi
O Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) informou nesta terça-feira (6), em comunicado, que está aumentando o apoio ao Paquistão devido às chuvas torrenciais e inundações que afetam mais de 33 milhões de pessoas. No país, o número de mortes chega a 1,2 mil, além da destruição e dos danos.
O receio é que a situação possa piorar com as últimas previsões do Departamento Meteorológico apontando para mais chuvas no próximo mês. Segundo o comunicado, a situação poderá aumentar os desafios para os sobreviventes e agravar as condições de meio milhão de deslocados, forçando mais pessoas a abandonarem suas casas.
Na última segunda-feira (5), três aviões chegaram ao Paquistão e outros seguem a caminho como parte da operação de ajuda. A ideia é abastecer as áreas mais afetadas do sul das províncias de Sindh, Larkana e Sukkur. A ajuda inclui 40 mil colchonetes, cerca de 15 mil utensílios de cozinha e cerca de 5 mil lonas multiuso. A assistência nas áreas mais atingidas é liderada pelo governo e visa inicialmente atingir 50 mil famílias.