Enchentes foram a principal causa do deslocamento de brasileiros em 2022
Apesar disso, país está entre os que mais acolhem solicitantes de asilo
Foto: OIM/Gema Cortes
Um relatório da Organização Internacional para Migrações (OIM) revela que as enchentes foram a principal causa do deslocamento de mais de 700 mil brasileiros ao longo do ano de 2022. Este número coloca o Brasil como líder em casos de deslocamentos devido a desastres naturais na América do Sul.
No início do mês, fortes chuvas resultaram em inundações em várias regiões do Rio Grande do Sul. A Defesa Civil do estado confirmou 100 mortes, além de 128 desaparecidos e 372 feridos até esta quarta-feira (08). Apesar disso, o Brasil está entre os países da América Latina que mais acolhem solicitantes de asilo, juntamente com Peru, México e Costa Rica.
Migração
Entre os mais de 7 milhões de refugiados venezuelanos e migrantes deslocados em todo o mundo, mais de 6 milhões estão em países da América Latina e do Caribe. A Colômbia é o país que abriga o maior número de venezuelanos, com 2,5 milhões, seguida pelo Peru e Equador.
Em 2023, o Brasil voltou a aderir ao Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular. Essa decisão foi bem recebida pela Rede das Nações Unidas sobre Migração, pois reafirma o compromisso do país em proteger e promover os direitos de todos os migrantes que vivem no Brasil, assim como dos mais de 4 milhões de brasileiros que residem no exterior.