Encontro entre Angelo Coronel e prefeito de Santo Antônio de Jesus gera negativa do PSD Bahia; entenda
Genival Deolino é aliado de ACM Neto e Otto Alencar sai em defesa da base governista

Foto: Reprodução
Durante o último dia do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas , realizado na quinta-feira (13) em Brasília, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) recebeu calorosamente o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino (PSDB). O gesto causou estranheza dentro do PSD, partido comandado na Bahia pelo senador Otto Alencar, já que Deolino é aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), adversário do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Nos bastidores, a aproximação entre Coronel e Deolino foi interpretada como um recado tanto para o grupo pessedista quanto para a base governista. Apesar de ainda integrar a base do governo estadual, Coronel tem demonstrado insatisfação com a possibilidade de uma chapa majoritária totalmente petista em 2026.
•LEIA MAIS: Lídice da Mata rebate Ângelo Coronel sobre chapa de 2018: ‘não é sobre o tamanho do partido’
Outra interpretação do encontro é que ele seria uma provocação, uma vez que Genival derrotou Euvaldo Rosa nas eleições municipais de 2024. Euvaldo, candidato do PSD, contou com o forte apoio de Otto.
"Falo aqui do nosso prefeito de Santo Antônio de Jesus, [Genival] Deolino, que, no início, diziam: 'Ah, Deolino não se reelege, Deolino está ruim, está fraco'. Na hora que abriram as urnas, tomaram uma grande surpresa. Então, Deolino, é um prazer recebê-lo aqui", afirmou Coronel durante o encontro.
"Eu gosto de apoiar, gosto de estar ao lado de quem trabalha, de quem tem marcas profundas de benefícios para sua terra", completou.
Foto: Reprodução
O que diz Otto Alencar?
Após a polêmica, o senador e presidente estadual do PSD, Otto Alencar, reafirmou apoio aos aliados que integraram a chapa do partido à prefeitura de Santo Antônio de Jesus em 2024: Euvaldo Rosa, candidato a prefeito, e a pastora Rita Gomes, como vice.
Otto não citou o nome do senador Angelo Coronel, mas destacou que os aliados podem contar com o PSD e com o deputado estadual Angelo Coronel Filho, filho de Angelo Coronel.
“Euvaldo, Rita e nossos vereadores, continuaremos juntos ao lado de todo o nosso povo querido, com o apoio do deputado Otto Alencar Filho e do deputado Rogério Andrade. Todos nós que acreditamos neste município tão pujante e importante da região do Recôncavo”, disse.
“Portanto, podem ter certeza absoluta de que o PSD conhece aqueles que foram nossos amigos na hora da política lá em 2022 e 2024. A gratidão permanece em nosso coração e retribuiremos com trabalho e luta”, concluiu.