Enem 2020: Inep divulga cartão de confirmação com local de prova
Provas serão aplicadas em janeiro e fevereiro
Foto: Agência Brasil
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (5), o cartão de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do qual os inscritos podem consultar o local onde devem fazer a prova. No documento, constam também informações como número de inscrição e o registro da hora e data do Enem.
Ainda segundo Inep, no cartão também consta a informação de que o participante pediu atendimento especializado. O mesmo serve para o inscrito que solicitou o tratamento pelo nome social. O inscrito pode consultar o cartão na Página do Participante e também pelo aplicativo oficial do Enem. O Inep aconselha quem vai fazer as provas que imprima o documento e leve no dia de realização do exame, junto com o documento oficial com foto.
Segundo o Inep, o sistema tem funcionado sem problemas e algumas reclamações em redes sociais sobre dificuldade de acesso podem ter sido causadas por tentativas de acesso durante a madrugada, quando o cartão de confirmação ainda não estava disponível.
Provas
As provas deste ano foram adiadas em decorrência da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). No total, 5.783.357 inscrições foram confirmadas. Devido a pandemia, será obrigatório o uso de máscara durante toda a aplicação do exame.
Covid-19
A recomendação é que os candidatos levem outra máscara, para trocá-la durante o exame, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Os participantes devem também manter distância uns dos outros. O Inep também definiu regras específicas para evitar aglomerações e reduzir o risco de contágio. Os casos deferidos pelo órgão podem participar de uma reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.
No caso de infecção por Covid-19, o candidato deve comunicar sua condição por meio da Página do Participante, até um dia antes da aplicação do exame. Na página, deve ser anexado o laudo médico com o diagnóstico e descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). No documento, deve constar o nome completo do participante, além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou do órgão competente, assim como a data do atendimento.