Enem 2024: 1° dia teve prova recheada de temas sociais e com nível de dificuldade médio
A prova era composta de 90 questões de linguagens e ciências humanas, contando também com línguas estrangeiras e uma redação dissertativa-argumentativa
Foto: Reprodução
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve nível de dificuldade médio, além de surpreender ao apresentar temas atuais, dando uma cara "moderna" ao exame. As frases de capa de cada caderno foram retiradas de obras de Carolina Maria de Jesus.
Na disciplina de Filosofia, por exemplo, um dos destaques no quesito complexidade foi a exigência de conhecimento dos temas técnicos, apresentando níveis mais elevados do que a prova no passado.
Já a de Linguagens, professores consideraram mais tranquila do que a de 2023, com poucas dúvidas em relação às questões de gramática de texto, deixando a prova com nível médio. Apesar disso, as questões foram extensas e exigiram boa gestão do tempo.
O tema da redação deste ano também ganhou muito destaque. O tema foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil" - não foi um tema óbvio, mas seguiu a tendência da prova e foi considerado de fácil abordagem.
A prova aplicada neste domingo (3), era composta de 90 questões de linguagens e ciências humanas, contando também com línguas estrangeiras e uma redação dissertativa-argumentativa. Os alunos tinham cinco horas e meia para resolver todos os itens.