BRASÍLIA -- Todos os candidatos do Rio Grande do Sul que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão direito a isenção na taxa de inscrição. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante reunião nesta segunda-feira (20) no Palácio do Planalto.
“Quem se inscrever agora, não pagará. Nós não vamos proibir os alunos do Rio Grande do Sul de se inscrever. Todas as inscrições que vierem do Rio Grande do Sul estarão isentas de pagamento”, disse.
De acordo com o pronunciamento do ministro, a estimativa é que 40 mil alunos do estado deixem de pagar a taxa, o que daria cerca de R$ 3,5 milhões.
Camilo Santana também destacou que o governo federal deve anunciar um calendário específico para o Rio Grande do Sul, já que as inscrições começam no dia 27 de maio, mas muitos moradores do estado seguem em condições muito precárias.
Assim que souber a dimensão do estrago causado pelas enchentes, o governo também vai avaliar se será necessário anunciar uma nova data para a realização das provas no RS. Pelo cronograma nacional, o exame acontecerá em novembro.