Enem tem a menor taxa de ausentes desde 2009
27,19% dos candidatos não comparecem para fazer as provas neste domingo
Foto: Agência Brasil
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou a menor taxa de ausentes desde 2009, segundo balanço divulgado neste domingo (10), pelo Ministério da Educação. Segundo o MEC, ao todo, estiveram presentes nesse segundo dia de aplicação, 3,7 milhões, do total de 5,1 milhões de candidatos inscritos.
No primeiro dia de provas, aplicado no domingo passado (3), a taxa dos ausentes foi de 23,1% superou a de 2018. A contagem é feita desde 2009, quando o exame foi reformulado para selecionar estudantes para universidades brasileiras.
"Tivemos a menor abstenção de todos os tempos, tanto no primeiro dia, quanto hoje”, afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub. A porcentagem de abstenção no segundo dia superou a menor taxa até então, que era a de 2015, quando 27,33% dos candidatos inscritos não compareceram ao exame.
Eliminações
Nos dois dias de aplicação do Enem, 747 participantes foram eliminados. No primeiro dia, 376 candidatos não cumpriram as regras, Hoje, 371 também foram eliminados pelo mesmo motivo.
Os resultados do Enem 2019 serão divulgados em janeiro de 2020. O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (13). No total, serão seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis.
Para cada candidato ter acesso ao desempenho, basta acessar a Página do Participante ou no aplicativo do Enem, a partir de consulta com CPF e senha.