Enfermeira é a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil
Mulher faz parte do grupo de risco para complicações causadas pela doença
Foto: Getty Images
Depois da aprovação da utilização emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil. A mulher recebeu o imunizante Coronavac, desenvolvido no país pelo Instituto Butantan, no Hospital das Clínicas de São Paulo, no último domingo (17).
Mônica Calazans, de 54 anos, reside em Itaquera, na zona Leste da capital paulista, e trabalha no hospital Emílio Ribas, referência no tratamento da Covid-19 no país.
A enfermeira faz parte de um perfil de alto risco para complicações da Covid-19. Ela é obesa, hipertensa e diabética. Da mesma forma, em maio, quando a pandemia chegava aos maiores picos, escolheu trabalhar no Emílio Ribas, mesmo ciente de que a unidade estaria no epicentro do combate à pandemia. De acordo com ela, a vocação falou mais alto.
A profissional atuou como auxiliar de enfermagem por 26 anos e resolver ingressar na faculdade já mais adulta, e conseguiu o diploma de enfermeira aos 47 anos.