Vídeo: grupo de enfermeiros fazem manifestação em Salvador nesta terça (5)
Profissionais exigem regulamentação do piso salarial
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Enfermeiros se uniram em protesto, nesta terça-feira (5), em frente a um shopping da capital baiana, exigindo a regulamentação do piso salarial. A manifestação começou por volta das 9h30, com dezenas de profissionais de saúde, e segue pela Avenida Paralela.
O piso salarial dos profissionais de enfermagem foi aprovado pelo Senado Federal em agosto de 2022 e entraria em vigor no dia 12 de setembro deste ano, conforme o prazo estipulado pelo Superior Tribunal Federal (STF).
Segundo profissionais da enfermagem, essa alteração ainda não aconteceu e tem prejudicado a qualidade do trabalho, que já é abaixo da esperada. "Complicado, porque o piso salarial já foi aceito, passou por todas as etapas. Anos e anos e nada", desabafou a enfermeira, Gisele Passos.
"A gente ainda trabalha com horário pra entrar, mas nunca sabe que hora vai sair. Chegamos pra render o plantão da enfermeira anterior e se nossa colega não chegar no horário para nos render, não podemos deixar o paciente desassistido, temos que ficar. Final de semana, feriado, madrugada, não tem tempo ruim. Mas nem o pagamento correto nós temos?", continua a profissional.
O protesto, que teve início na Avenida Tancredo Neves, segue em direção a Secretaria de Saúde do estado, e já causa transtornos e engarrafamentos na região.