"Engarrafamento" no Canal do Panamá pode afetar preços no fim do ano
Restrição de fluxo é um reflexo da crise climática
Foto: Reprodução
O "engarrafamento" na entrada do Canal do Panamá atingiu um total de 130 navios na semana passada, impactando uma importante rota que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico. Como mais de 5% do comércio marítimo global passa por essa passagem, especialistas estimam um aumento nos preços durante as festas de Natal e Ano Novo, especialmente nos Estados Unidos e no Brasil. Essa informação foi divulgada pelo jornal O Globo.
O canal teve uma redução drástica no volume de água pelas alterações no regime de chuvas agravadas pelo fenômeno El Niño, impulsionado pelas mudanças climáticas. O número de embarcações atravessando o canal diminuiu de 40 para 32 por dia. A administração do canal também tem limitado o "calado", a distância da lâmina d'água até a quilha do navio, o que implica em menos carga nas embarcações.
“A severidade desta crise é atípica, muito alta. Vamos pensar que nós devemos estar operando com restrições de calado até 30 de setembro do próximo ano”, disse o administrador Ricaurte Vásquez, explicando as perspectivas preocupantes para a rota por onde passa 40% dos produtos comercializados entre o nordeste da Ásia e a costa leste dos EUA.