Entenda o que acontece agora com Daniel Alves
Ex-jogador deve ficar solto até recurso ser julgado na Justiça da Espanha
Foto: Reprodução
A defesa do ex-jogador Daniel Alves pagou na última segunda-feira (25) a fiança de 1 milhão de euros, o equivalente a R$ 5,4 milhões, estipulada pela Justiça de Barcelona para que ele fique em liberdade provisória até o recurso ser julgado. Em fevereiro Daniel foi condenado a quatro anos e meio de prisão por estuprar uma mulher numa boate do país.
Para permanecer em liberdade o ex-jogador é obrigado a manter distância de pelo menos 1 quilômetro da residência da vítima, do local de trabalho ou qualquer ambiente frequentado por ela. Ele também não pode tentar se comunicar com ela por nenhum meio.
Daniel também está proibido de deixar a Espanha, e deve comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona ou quantas vezes for solicitado. Até o momento não há previsão de quando o julgamento de recurso irá acontecer.
A decisão se Daniel voltará para a prisão ou não, será tomada pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha. O Ministério Público pediu 9 anos de pena e a acusação pede uma pena máxima de 12 anos. Mas se a sentença de 4 anos e meio for mantida, Alves poderá sair da prisão em abril de 2025 quando tiver ultrapassado metade da pena.
A lei espanhola aponta que condenados a menos de 5 anos, podem pedir a progressão para o regime semiaberto, onde saem da prisão pela manhã e retornam à noite. O tempo de pena de Daniel começou a ser contado a partir da prisão, em janeiro de 2023.