Esportes

Entenda o significado do gesto que fez a UEFA suspender zagueiro da Turquia

Merih Demiral fez símbolo considerado ofensivo e ligado a extrema-direita

Por Da Redação
Ás

Entenda o significado do gesto que fez a UEFA suspender zagueiro da Turquia

Foto: Reprodução/Twitter (X) Merih Demiral @Merihdemiral

O zagueiro Merih Demiral foi o herói da Turquia na última terça-feira (2), ao marcar duas vezes e garantir a classificação de sua seleção para as quartas de final da Eurocopa sobre a Áustria. No entanto, na comemoração do segundo gol ele fez um gesto ofensivo e acabou suspenso por dois jogos pela UEFA. 

O atleta de 26 anos imitou o formato da cabeça de um lobo com os dedos, gesto conhecido como  "saudação ao lobo". Ele está ligado aos Lobos Cinzentos, uma ala ultranacionalista do Partido de Ação Nacionalista (MHP), um aliado do partido AK, do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Os Lobos Cinzentos foram criados na década de 1960 e  estavam envolvidos em violência política entre esquerdistas e nacionalistas que matou cerca de 5.000 pessoas na época do golpe de 1980.

Além disso, o grupo é proibido na na França e seu símbolo é proibido na Áustria. Ele também está sob vigilância na Alemanha. 

O gesto de Demiral gerou reação no país, que é sede da Euro. A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, criticou a ação de Demiral dizendo que “os símbolos dos extremistas de direita turcos não têm lugar em nossos estádios". 

"Usar o Campeonato Europeu de Futebol como uma plataforma para o racismo é completamente inaceitável,” acrescentou. 

A Alemanha também convocou o embaixador da Turquia no país para prestar esclarecimentos sobre a comemoração. Por outro lado, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia disse que a investigação da Uefa era inaceitável e o comportamento de autoridades alemãs envolvia xenofobia. 

Após a partida, que terminou 2 a 1 para a Turquia, Demiral afirmou que planejou fazer o gesto. 

"Eu tinha uma comemoração em mente sobre ser turco. Eu fiz isso (o gesto). Tenho muito orgulho de ser turco, senti isso até os ossos depois de marcar o gol, por isso quis fazer algo assim", disse. 

Cumprindo a suspensão, o zagueiro desfalcou a Turquia na derrota contra Holanda, por 2 a 1, nas quartas da competição continental, que culminou na eliminação de sua seleção.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário