Michel Telles

Entenda por que alimentos enlatados são de grande ajuda para o Rio Grande do Sul!

Vegetais, leguminosas e pescados em lata oferecem nutrição rápida e de qualidade com higiene e segurança

Por Michel Telles
Ás

Atualizado
Entenda por que alimentos enlatados são de grande ajuda para o Rio Grande do Sul!

Foto: Divulgação

Muitas entidades não governamentais que estão se mobilizando para arrecadar donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul solicitam, entre outros itens, alimentos acondicionados em latas de aço, como pescados (sardinha e atum), leguminosas (ervilha, feijões, lentilha e grão de bico), vegetais em geral, como milho e seleta de legumes e leite em pó. “Por serem acondicionados em perfeitas condições de higiene e com total segurança, esses alimentos podem ser de grande ajuda para os desabrigados. Também não sofrem qualquer interferência do meio externo”, ressalta a engenheira de alimentos Thaís Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagens de Aço.

Por isso, a Abeaço iniciou uma campanha informativa explicando por que os alimentos enlatados são essenciais neste momento em que mais de 300 municípios do Sul do País sofrem com as enchentes, o frio e a fome:

  1. Higiene e praticidade: Os alimentos embalados em latas de aço estão prontos para consumo, em perfeitas condições de higiene. “Neste momento, a maior parte dos municípios não dispõe sequer de água limpa e potável para preparar e cozinhar a maior parte dos itens. Na lata, eles estão prontos e podem ser consumidos imediatamente”, explica a engenheira de alimentos. Ela destaca que os alimentos que possuem tampa do tipo abre-fácil são ainda mais práticos, por não necessitarem de abridor de latas.
     
  2. Conservação: os alimentos enlatados são envazados de forma a ficarem conservados por até 5 anos, sem necessidade de refrigeração. “O processo de envase permite que o alimento fique livre de micro-organismos, conservado em meio hermético, sendo que não é necessária a adição de conservantes químicos. A facilidade de armazenamento, sem necessidade de geladeira, é essencial em um momento como esse”, destaca Thaís Fagury.
     
  3. Segurança: A lata de aço é inviolável e extremamente resistente. Ainda que, em algum momento, entre em contato com a água da chuva, até ser aberta manterá o interior intacto. “Os alimentos só não podem ser utilizados se as latas estiverem estufadas, o que indica alguma falha no sistema de enlatamento”, afirma a presidente da Abeaço.
     
  4. Nutrição: Os alimentos enlatados são tão nutritivos quanto os in natura, com vantagens em alguns casos. “A sardinha em lata é uma fonte de cálcio importantíssima para todos, especialmente crianças e gestantes, que precisam muito do mineral para se manterem saudáveis. Isto porque a espinha do pescado, na cocção dentro da lata, fica bem molinha e pode ser ingerida” exemplifica a engenheira de alimentos.
     
  5. Sustentabilidade: Uma questão importante ao escolher itens para doação é verificar se as embalagens são sustentáveis. É o caso das latas de aço. Além de serem 100% e infinitamente recicláveis, caso sejam descartadas no meio ambiente se transformam em óxido de ferro em um prazo médio de 3 anos. “Em uma situação de emergência como esta, devemos optar por embalagens que além de seguras, sejam de menor impacto ambiental. E hoje sabemos que as embalagens plásticas contribuem para agravar a situação das enchentes, visto que entopem bueiros, poluem rios e água, matando a fauna e a flora”, considera Thaís Fagury.

As melhores latas para doar: leite em pó, ervilha, milho, atomatados, sardinha, atum, feijão preto, feijão branco, lentilha, grão de bico, saladas prontas em lata, ração para cães e gatos em lata de aço.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário