Entenda quais os impactos dos fogos de artifício em crianças autistas durante as festas juninas
Psicóloga explica como ajudar autistas nessa época do ano
Foto: Divulgação
Os fogos de artifício podem causar impactos negativos em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois durante os festejos juninos, a iluminação e o som dos fogos podem provocar desconforto tanto no corpo como na mente dessas crianças.
A psicóloga e neuropsicopedagoda, Márcia Karine Monteiro, explica que crianças autistas apresentam algumas particularidades em determinadas épocas do ano, que precisam ser observadas com mais cuidado.
"Nas festas juninas, o cenário vivenciado é diferente do habitual. As mudanças na rotina precisam ser conversadas, explicadas e orientadas. As celebrações contam com muitos barulhos", ressalta.
Márcia explicou ainda que algumas pessoas com TEA sofrem com hipersensibilidade, que é a dificuldade de controlar a quantidade de estímulos quando tentam processar ao mesmo tempo. Assim, quando são expostos a luz e ao som dos fogos, tudo se torna mais intenso sobrecarregando seus sistemas sensoriais.
A recomendação, é que as famílias façam esforços para que as crianças possam aproveitar as festas sem sofrer com os desconfortos, minimizando os impactos com camuflagem de ruídos, guias sensoriais ou audioguia.