• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Entra em vigor lei que cria cota mínima de sessões para filmes brasileiros nos cinemas
Política

Entra em vigor lei que cria cota mínima de sessões para filmes brasileiros nos cinemas

A proporção varia entre 7,5 e 16%, a depender do número de salas disponíveis

Por FolhaPress
Ás

Entra em vigor lei que cria cota mínima de sessões para filmes brasileiros nos cinemas

Foto: Imagem ilustrativa/Pexels/Tima Miroshnichenko

Entrou em vigor nesta quinta-feira (20), a lei da cota de tela, que obriga os cinemas a reservar um percentual mínimo para sessões de filmes brasileiros. A lei foi sancionada pelo presidente Lula (PT) em janeiro deste ano, mas ainda não havia sido publicada no Diário Oficial da União. A publicação feita nesta quinta acontece um dia depois do dia do Cinema Brasileiro, 19 de junho.

As empresas de cinemas e demais espaços de exibição ficam obrigadas a passar, em 2024, obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem em sua programação, de acordo com o percentual mínimo de sessões e a diversidade de títulos estabelecidos determinados pela lei.

A proporção varia entre 7,5 e 16%, a depender do número de salas disponíveis. O percentual mínimo de sessões será ampliado sempre que houver a exibição de um mesmo título, de qualquer nacionalidade, em um mesmo complexo, acima da proporção estabelecida.

Dados da Associação Brasileira das Empresas Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex) e da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Fenec) mostraram que os filmes nacionais representam apenas 5% dos ingressos vendidos no segundo trimestre.

Nos primeiros três meses do ano, os filmes nacionais foram responsáveis por 25% das bilheterias nacionais, valor correspondente ao sucesso de "Minha Irmã e Eu", primeira produção brasileira a superar a marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas recorde que, até janeiro, era de "Minha Mãe É Uma Peça 3".

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) vai poder decidir sobre o tratamento a ser dado às obras cinematográficas nacionais de longa-metragem premiadas em festivais de reconhecida relevância e sobre a permanência dos títulos em exibição nas sessões de maior procura.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário