Economia

Entrada na OCDE pode aumentar o PIB brasileiro em 0,4% ao ano, aponta IPEA

O percentual equivale a R$ 28 bilhões anuais

Por Da Redação
Ás

Entrada na OCDE pode aumentar o PIB brasileiro em 0,4% ao ano, aponta IPEA

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O ingresso do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) pode elevar em 0,4% o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ao ano, segundo um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

De acordo com informações divulgadas pela instituição, o percentual equivale, em uma perspectiva de PIB de 2021, a R$ 28 bilhões anuais.

A entrada do Brasil na organização pode gerar impactos positivos nos fluxos de bens e mercadorias e de investimentos estrangeiro direto dos países signatários, favorecendo o crescimento econômico do país, revela a análise.

Os ganhos esperados com a adesão, conforme a instituição, são a elevação do ritmo de crescimento da renda per capita, o avanço nos indicadores de controle da corrupção e da qualidade regulatória e o aumento do investimento estrangeiro direto.

No levantamento, os autores Otaviano Canuto e Tiago dos Santos avaliaram os indicadores de países que aderiram à União Europeia (UE), o que propiciou, em regra geral, um aumento de 0,6% a 0,8% no PIB por ano.

A partir dos dados coletados, os especialistas verificaram que os benefícios da adesão à OCDE para o Brasil seriam equivalentes à metade do observado, em média, entre os europeus que aderiram.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.