Entre 13 países ricos, economia do Brasil tem 3° melhor desempenho em um ano
Entre julho e setembro deste ano, PIB brasileiro cresceu 0,1%
Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
Um levantamento realizado pela Secretaria de Políticas Econômicas (SPE), subordinada ao Ministério da Fazenda, revela que, dentre os 13 países do G20 (grupo das nações mais ricas do mundo), a economia brasileira apresentou o terceiro melhor desempenho no acumulado dos últimos quatro trimestres. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam um crescimento de 0,1% no Produto Interno Bruto (PIB) entre julho e setembro.
Apesar do aumento, o indicador demonstrou uma desaceleração, visto que nos dois trimestres anteriores a variação foi de 1,4% e 0,5%, respectivamente. Entre os 12 países do G20 que já divulgaram o crescimento econômico do terceiro trimestre de 2023, o Brasil ocupa a quinta posição.
De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o desempenho quase nulo "surpreendeu positivamente". A expectativa do mercado era de retração de 0,3%. Para a SPE, o PIB deve crescer novamente no quarto trimestre, com a indústria beneficiando-se da queda dos juros e com programas de estímulos ao investimento e à construção de moradias populares.