Epic Games revela 'programa de benefícios' da Google para manter apps na Play Store
Os relatórios mostram a existência do Project Hug, plano para impedir que desenvolvedores de apps saiam da loja virtual

Foto: Foto/reprodução
Documentos da ação da Epic Games contra Apple e Google que eram mantidos em segredo, revelaram um desconhecido "programa de benefícios" do Android, que tinha o objetivo de evitar processos parecidos ao iniciado pela Epic Games.
Segundo o site The Verge, os relatórios mostram a existência do Project Hug, um plano da Google para impedir que alguns dos maiores desenvolvedores de apps da plataforma saiam da loja virtual ou realizem ações como a da desenvolvedora de Fortnite. Um jogo lançado inicialmente fora da Play Store para evitar as taxas cobradas por microtransações.
O propósito do Project Hug, que significa Projeto Abraço, era "abraçar" as marcas a partir de negociações por fora que envolviam benefícios e pagamentos às companhias. A chinesa Tencent e a Activision-Blizzard foram uma das agraciadas pelo projeto, considerado "um sucesso" pela empresa.
O jogo Fortnite entrou nas normas da companhia em abril de 2020. Alguns meses depois a marca processou tanto a Apple quanto a Google em uma ação judicial que ainda está em andamento. Documentos anteriores apontam que a Google tentou invalidar o processo e chegou a considerar a compra de "parte da desenvolvedora ou mesmo sua totalidade".