Erika Hilton apresenta proposta do fim da escala 6x1 nesta terça-feira (25)

Texto conseguiu 234 assinaturas e deve ser protocolado até o fim do dia

Por Da Redação
Ás

Erika Hilton apresenta proposta do fim da escala 6x1 nesta terça-feira (25)

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A deputada federal Erika Hilton (PSOL) vai protocolar, nesta terça-feira (25), o texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que põe fim ao regime de trabalho na escala 6×1 – seis dias de trabalho e um de descanso.

Segundo a equipe de Erika, a PEC conta com 234 assinaturas. Para que o texto seja protocolado, era necessário o apoio de 171 deputados.

Dos 39 deputados baianos, 17 assinaram PEC que propõe acabar com escala 6x1 e reduz jornada de trabalho
Fim da escala 6x1: saiba quais trabalhadores são mais beneficiados se proposta for aprovada
"Defendo uma jornada de trabalho mais humanizada", diz Jerônimo sobre fim da escala 6x1

A parlamentar vai fazer um ato no Salão Verde da Câmara dos Deputados, acompanhada de representantes do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT). Ela também prepara um "panfletaço" em locais como: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís, Rio Grande do Sul, Florianópolis, Manaus, Cariacica, Belo Horizonte, Fortaleza e Cuiabá.

Em 2024, a deputada participou de uma série de discussões em plenário e com movimentos de trabalhadores em defesa da proposta.

A proposta tem como objetivo alterar o trecho da Constituição que trata sobre a duração da jornada de trabalho. A legislação atual permite que a jornada possa ter até oito horas diárias e 44 horas semanais.

Na proposição, Erika defende que o Brasil deveria adotar a jornada de trabalho de 4 dias na semana, ou seja, o desenho 4x3, com redução para 36 horas semanais. 

O Palácio do Planalto ainda não se manifestou oficialmente sobre a proposta e não informou como deve orientar os partidos da base em uma eventual votação do texto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário