Escola Criativa Boca de Brasa abre inscrições para cursos gratuitos em Salvador
Cursos estão disponíveis para três bairros da capital baiana

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
A Escola Criativa Boca de Brasa, realização da Fundação Gregório de Mattos (FGM) em parceria com o Instituto CEAFRO - ICEAFRO, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de formação artística nos bairros de Pau da Lima, Centro/Brotas e Cajazeiras.
Com aulas presenciais e carga horária de 78 horas, os cursos são voltados para áreas do Audiovisual, Teatro, Sonorização e Dança. Poderão se inscrever moradores dos bairros citados com idades a partir de 16 anos. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de agosto. Não é preciso ter experiência anterior com arte.
São ofertadas 25 vagas por curso e a seleção de candidatos observará a política de reserva de vagas, com alinhamento com as ações afirmativas desenvolvidas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), atendendo aos seguintes percentuais: Pessoas negras e pardas; 50%, indígenas 10%; pessoas com deficiência (PcDs) 5%; e ampla concorrência 35%. O projeto faz parte do programa Polo Criativo Boca de Brasa, que une arte, educação, cultura e economia criativa.
As aulas ocorrerão sempre às terças e quinta-feiras, nos turnos vespertino e noturno em Cajazeiras, e noturno em Centro/Brotas, já em Pau da Lima as aulas acontecerão sempre às segundas e quartas-feiras, no período noturno. Em Cajazeiras, os encontros serão no Espaço Boca de Brasa (Av. Engenheiro Raymundo Carlos Nery s/n - Cajazeiras), em Pau da Lima, na Escola Municipal Cleriston Andrade (R. Djalma Sanches, 106 - São Marcos) e no Centro/Brotas será na Escola Municipal Nossa Senhora Dos Anjos (Av. Dom João VI, 450 - Brotas).
Os cursos oferecem certificação profissional e os participantes poderão apresentar os trabalhos ao público em dois eventos: o Palco Aberto Boca de Brasa, realizado em cada um dos territórios em janeiro de 2026, e o Festival Boca de Brasa, realizado no Quarteirão das Artes, reunindo a produção artística de todos os polos artísticos, em março de 2026, fazendo parte da programação oficial do aniversário da cidade.
Entre os dias 7 e 14 de agosto, o ICEAFRO fará três encontros denominados "Solte o Verbo", em cada um dos territórios, onde serão apresentadas para as comunidades as propostas da ECBBs, produções artísticas e relatos de participantes que passaram pelas escolas nos anos anteriores e também terão participação de artistas locais.