Michel Telles

Escola do Sapateiro Arezzo&Co fomenta a nova geração de artistas da confecção calçadista!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Escola do Sapateiro Arezzo&Co fomenta a nova geração de artistas da confecção calçadista!

Foto: Divulgação

Produzir sapatos é uma arte milenar e minuciosa, com técnicas e habilidades fundamentais para garantir o conforto, a costura e o acabamento. Neste contexto, a Arezzo&Co, unidade de negócios de calçados e acessórios femininos da AZZAS 2154, maior ecossistema de moda da América Latina, criou a Escola do Sapateiro, programa interno que busca capacitar novos talentos, além de desenvolver seus colaboradores. No dia 25 de outubro, que celebra o Dia do Sapateiro, a empresa reforça seu compromisso com o programa que garante a valorização desses profissionais.

“Nossas marcas icônicas são idealizadas a partir do sonho de sapateiros e da habilidade destes profissionais de traduzir a arte de produzir sapatos em objetos de desejo para todas as mulheres. Investir na formação deles e potencializar os sonhos de cada um dos nossos sapateiros é uma forma de inspirar e formar uma nova geração apaixonada pelos sapatos como nós somos”, afirma a CEO da BU de calçados e acessórios femininos, Luciana Wodzik.

A iniciativa visa qualificar a formação escolar e técnica e preparar profissionais para a indústria, promovendo o desenvolvimento contínuo da profissão. Até o momento, já são mais de 200 pessoas impactadas pelo projeto em mais de 2 mil horas de treinamentos no ano de 2024.

“Nosso papel de liderança é garantir a arte de fazer calçados, bolsas e acessórios com perfeição e para que isso ocorra precisamos desenvolver e preparar continuamente as pessoas que fazem isso acontecer. Esse dia é muito especial pois valoriza nossos profissionais que são apaixonados pelo que fazem” comenta João Fernando Hartz, CEO da BU Industrial.

O projeto foi desenhado baseado em três pilares: Entrada, Profissionalizante e Liderança. O primeiro eixo é composto por duas iniciativas, uma de capacitação de jovens profissionais e outra conhecida como Projeto PSAI (Programa Senai de Ações Inclusivas), que tem o foco em promover a inclusão de pessoas com deficiência e proporcionar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. As formações foram realizadas em parceria com CIEE, SENAI, APAE, AFAD, entre outros.

O segundo eixo é composto por cursos de especialização, tanto para o processo de confecção do calçado, quanto da supervisão de processos industriais. Já o terceiro eixo, é dedicado às conexões e desenvolvimento de novas lideranças, realizado em conjunto com consultorias externas parceiras. A Escola também conta com um programa de formação escolar, que tem como meta garantir a conclusão do ensino fundamental e médio para os colaboradores.

Desta forma, é possível que uma mesma pessoa em diferentes épocas profissionais consiga se especializar em algum ou todos os eixos a depender do momento atual. É o que aconteceu com algumas das sapateiras do projeto, como Luciara da Silva, mestre de costura da unidade da Bahia, que está na companhia desde 2006. “Ser sapateira é mais do que um trabalho; é uma paixão que me proporciona a realização de sonhos. A Escola do Sapateiro vai me ajudar a evoluir ainda mais na minha carreira”, compartilha.

A história dela também é similar à da Alane Morais, que atua na fábrica do Ceará. Iniciou sua jornada na área de montagem dos calçados e hoje é Assistente de Qualidade. “Comecei bem cedo, com 18 anos e com muita expectativa de crescer. Eu sou apaixonada pelo que eu faço e, por meio dos meus sapatos produzidos, consegui comprar minha casa e fazer faculdade. Tenho muito orgulho de ser sapateira”, complementa.

Com essa nova iniciativa, a unidade de negócios de AZZAS 2154 reafirma seu compromisso de inspirar um futuro mais justo, mais ético e mais sustentável, gerando um impacto positivo e uma moda verdadeiramente responsável.

*Sobre a Arezzo&Co*

Idealizada em 1972 na garagem da casa da família Birman em Belo Horizonte (MG), a Arezzo&Co, é conhecida hoje como a unidade de negócios de calçados e acessórios femininos da AZZAS 2154, maior plataforma fashion da América Latina, formada pela fusão com o Grupo SOMA. Com o propósito de interpretar tendências e despertar desejos, a BU oferece uma ampla linha de calçados, bolsas e acessórios que atendem diversos estilos e diferentes ocasiões de consumo e reúne hoje marcas icônicas em seu portfólio, como Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Alme, Carol Bassi, Vans, Vicenza e a italiana Paris Texas.                                

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.