Escola que homenageou Lula é rebaixada no Carnaval do Rio de Janeiro
Acadêmicos de Niterói recebeu apenas duas notas 10 na apuração

Foto: Divulgação/ @emerson_pereira_vieira
A Acadêmicos de Niterói, que levou para a Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terminou em último lugar na apuração do Carnaval 2026 e foi rebaixada do Grupo Especial. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (18), na Cidade do Samba, na região central do Rio.
Estreante na elite do carnaval carioca, a escola recebeu apenas duas notas 10 dos jurados. O enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” contou a trajetória do presidente desde a infância no Nordeste, a migração para São Paulo, a atuação como torneiro mecânico e líder sindical, até a chegada à Presidência da República.
LEIA MAIS:
•Viradouro é campeã do Carnaval do Rio 2026 com homenagem ao Mestre Ciça
•Após exaltar Lula em desfile, Acadêmicos de Niterói diz sofrer perseguição
O desfile enfrentou problemas na dispersão. Alegorias ficaram presas na saída da avenida, houve correria no encerramento e uma das estruturas permaneceu no local após o término da apresentação. A Imperatriz Leopoldinense, que desfilou na sequência, afirmou ter sido prejudicada pelo incidente.
Alvo de ações judiciais
Antes mesmo de entrar na avenida, o enredo foi alvo de ao menos dez ações judiciais e representações no Ministério Público e no Tribunal de Contas da União (TCU).
As iniciativas alegavam que o desfile configuraria propaganda eleitoral antecipada. O caso chegou ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, por unanimidade, negou pedido para impedir a apresentação.


