Escritora mirim baiana estará na 2ª Edição da Feira Literária Internacional de Praia do Forte (FLIPF) em novembro
Luiza Meireles já escreveu e publicou dois livros infantis: “A menina que morava no Hotel de Cabeça para Baixo” e “Mickey, o extraordinário do skate!”
Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal
Com a aproximação das comemorações do dia das crianças, o Farol da Bahia entrevistou a escritora mirim baiana de 10 anos, Luiza Meireles, que já escreveu e publicou dois livros infantis: “A menina que morava no Hotel de Cabeça para Baixo” e “Mickey, o extraordinário do skate!”.
Uma das obras foi apresentada na edição 2019 da Feira Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) e a mais recente estará na segunda edição da Feira Literária Internacional de Praia do Forte (FLIPF), nos dias 11 a 15 de novembro deste ano.
A autora já tem mais três histórias concluídas e por meio de suas redes sociais promove o hábito da leitura e da escrita entre outras crianças, além de incentivá-las a não desistirem dos seus sonhos.
Farol da Bahia: Como surgiu a vontade de escrever?
Luiza Meireles: Desde pequena eu sempre lia muitos livros, e aí eu sempre vou em feiras literárias, conheço autores, então, como eu já queria ser autora, eu acho que isso me deu um impulso para eu escrever as minhas histórias.
FB: Quantos livros já leu? Com que periodicidade você ler?
LM: Não sei quantos livros eu já li, mas tenho um aplicativo, o Skoob, que coloquei muitos que já li lá. Pelo que está registrado já li mais de 250 livros. Eu leio todos os dias, nem que seja um pouco.
FB: Você está em que ano na escola?
LM: Eu tenho 10 anos e estou no 5º ano do Ensino fundamental 1. Eu fui adiantada quando era mais nova.
FB: Você quer seguir como escritora, ou pensa em ter outra profissão?
LM: Quando eu crescer eu quero ser escritora e design de interiores.
FB: Qual o estilo literário que mais gosta?
LM: O estilo literário que eu mais gosto é a biografia. Adoro saber o que as pessoas gostavam de fazer ou em que elas pensavam.
FB: O que a leitura significa pra você?
LM: A literatura para mim significa sair do lugar, sem sair do lugar. Com ela, podemos ir para vários lugares diferentes, sem sair de casa, onde você começou a ler o livro. Acho muito importante a literatura porque com ela você consegue falar melhor, se expressar melhor, escrever melhor. Descobrir palavras novas, palavras que você não sabia que tinha acento, por exemplo.
FB: Sobre o que fala os seus livros?
LM: Meu primeiro livro é “A Menina que morava no Hotel de Cabeça para Baixo” fala sobre uma menina chamada Lua que dirige com os pés, usa o celular com a língua e tem superpoderes. Lua mora em um hotel de cabeça para baixo, onde vive muitas aventuras junto com seus amigos, Melissa e Mickey, que mesmo sendo muito diferentes são muito amigos. O segundo é “Mickey, o extraordinário do skate”, e conta a história de a história de Mickey com o seu skate, seu brinquedo preferido. Um dia ele inventa de descer a escada pelo corrimão com o skate, ele cai, quebra o skate, mas não se machuca muito. Na história ele vai aprender, com a ajuda das irmãs e da amiga a cuidar do que ele tanto ama.
FB: Qual conselho você dá para crianças que, assim como você, querem ser escritoras?
LM: Escrevam todo dia, nem que seja um pouco, duas linhas, assim vocês vão praticando e melhorando a cada dia. E também leiam, quando você lê, você melhora o seu repertório.
FB: No momento, você está escrevendo alguma história?
JM: Eu já escrevi mais três livros. Que são: “Melissa, a modelo sem sapato”, “A imaginação te dá asas” e “A menina indecisa”. E estou escrevendo mais dois: “Giulia, a cientista mirim”, e “As histórias do papai”.
FB: O que mais você gosta de fazer além de ler e escrever?
LM: Além de ler e escrever, eu gosto de fazer um monte de coisas, como brincar com a minha irmã, fazer aula de circo, jogar jogos de tabuleiro, brincar. Ir na piscina, nadar. Também adoro estudar, acho muito legal. Viajar, conhecer coisas novas, novos países e culturas.
Os livros da autora mirim podem ser adquiridos pela Internet na Amazon e também nas livrarias Nobel Vilas, Dom Casmurro, LDM e na loja Superbacana do Shopping Paseo Itaigara ou diretamente com a família pelo WhatsApp (71) 99178-8667.