• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Escritório Humanitário da ONU emite alerta sobre desastre de saúde pública em Gaza
Mundo

Escritório Humanitário da ONU emite alerta sobre desastre de saúde pública em Gaza

OMS reporta aumento significativo de infecções respiratórias e condições precárias de saneamento

Por Da Redação
Ás

Escritório Humanitário da ONU emite alerta sobre desastre de saúde pública em Gaza

Foto: WHO

O Escritório Humanitário das Nações Unidas emitiu um alerta nesta quarta-feira (13) sobre a situação crítica de saúde pública em Gaza, descrevendo-a como um "desastre" devido ao colapso do sistema de saúde e à disseminação de doenças causadas pela superlotação.

Lynn Hastings, Coordenadora Humanitária da ONU para o Território Palestino Ocupado, destacou que o sistema de saúde entrou em colapso, criando um ambiente propício para epidemias e um verdadeiro desastre de saúde pública. A superlotação, resultante do deslocamento interno de 85% da população, levou ao aumento significativo de doenças infecciosas.

Doenças respiratórias agudas, diarreia, piolhos, sarna e outras enfermidades de rápida propagação estão se disseminando na região, conforme relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS). A coordenadora ressaltou que as condições de saneamento são precárias, com pessoas enfrentando longas filas para acessar banheiros.

De acordo com a OMS, apenas 11 dos 36 hospitais em Gaza estão parcialmente funcionais, sendo um no norte e 10 no sul do território. Hastings destacou que quase metade da população, composta por 2,3 milhões de habitantes, buscou refúgio em Rafah, no extremo sul do enclave, como resposta aos bombardeios israelenses.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário