Especialista dá dicas de como manter a rotina de exercícios durante as viagens de trabalho ou de férias
Aos detalhes...
Foto: Divulgação
Se você viaja muito, talvez não consiga manter uma rotina muito certinha, principalmente em relação à prática da atividade física. Mas isso também não é motivo para desanimar e largar o exercício de mão. É normal que o tempo fique um pouco mais apertado quando estamos viajando, mas se separarmos pelo menos, 15 minutos do dia para praticar alguma atividade, já ajuda a manter uma rotina e o equilíbrio entre corpo e mente. Alguns artifícios podem ser utilizados, até mesmo no quarto do hotel, para conseguir se manter ativo. O especialista, Danillo Santana, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness, traz dicas sobre como manter o cansaço longe e a saúde em dia em qualquer lugar! “Se você viaja com bastante frequência, manter o seu corpo em movimento é fundamental. Mesmo que você só possa treinar no quarto do hotel, não tem desculpas! Existem diversas formas de se manter em dia com os treinos. Aqui na Alpha, por exemplo, nós temos o Alpha OnFit, que é uma academia online com aulas, treinos; e que você pode treinar onde estiver, basta acessar o aplicativo!”, comenta Danillo.
Por isso, se você é um desses viajantes constantes, seguem algumas dicas que irão ajudar a manter o treino em dia! Se a cidade que você está tiver uma orla marítima, ou uma parque turístico, por que não aproveitar e ir fazer uma caminhada ou até dar uma corrida? Se não tiver parque ou orla, alguns exercícios podem ser executados dentro do quarto. O agachamento, por exemplo, é simples de executar, e pode ser feito em qualquer espaço. “Comece ficando em pé, afastando as pernas até atingir a largura dos ombros e vá agachando devagar até flexionar os joelhos. Faça de duas a três séries de 15 repetições”, explica o especialista. Se tiver um espacinho na mala, leve uma corda! Você não vai se arrepender! “A corda é interessante porque ela substitui a esteira e a bicicleta, possibilitando a realização de uma atividade aeróbica. Pular corda em torno de 15 minutos pode queimar até 180 calorias; o que equivale a uma hora de caminhada”, acrescenta Danillo.
A corrida parada também é uma ótima opção. Ela é uma alternativa para trabalhar a respiração, ativar a circulação do sangue e melhorar o funcionamento do coração. E funciona como um descanso ativo. A sua execução consiste em correr sem sair do lugar, bastando elevar os joelhos em um ângulo de aproximadamente 90º. Varie a intensidade do ritmo da corrida por cerca de cinco minutos para melhor aproveitamento. Realizar séries de abdominal também E por fim, a prancha. Muito eficiente para fortalecer a musculatura do core, a prancha é feita de forma isométrica e contribui com a ativação dos músculos da área abdominal e lombar. Para praticá-la, deite-se no chão de barriga para baixo e eleve o corpo apoiando-se nos antebraços e nas pontas dos pés, de maneira que todo o seu corpo fique esticado. Mantenha-se nessa posição pelo tempo mínimo de 30 segundos. “Escolha um horário dentro da sua rotina de viagem e se movimente. Foque nos benefícios de se exercitar, aproveite o parque, a orla, o aplicativo, a cadeira do quarto, o chão, o que for. Mas não deixe de lado a atividade física, até porque ela vai te dar mais gás para a correria do dia. E a sua saúde vai agradecer muito!“, finaliza o especialista.