Especialista dá dicas de como se organizar financeiramente em 2024; confira
Atualmente, endividamento afeta cerca de 76,6% das famílias brasileiras
Foto: Divulgação
Embora temas relacionados às finanças pessoais estejam ganhando destaque, ainda não é tão comum que as pessoas realizem um planejamento adequado de gastos. Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada este mês pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento afeta aproximadamente 76,6% das famílias brasileiras.
Gracilene Mendes, professora do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UniFG, destaca que, apesar das diversas dificuldades enfrentadas pelos brasileiros, manter uma disciplina financeira é crucial, pois mesmo pequenas economias podem fazer diferença a longo prazo.
Pensando nisso, a especialista compilou algumas estratégias para auxiliar aqueles que desejam iniciar o ano de 2024 investindo em uma vida financeira mais saudável.
Confira as dicas a seguir:
Desenvolva critérios pessoais de organização financeira:
Pergunte-se: Como eu lido com o meu dinheiro no dia a dia? Essa pergunta precisa permear todas as suas decisões cotidianamente e orientar na criação desses critérios.
Estabeleça prioridades, dividindo os ganhos em três partes principais:
As contas inadiáveis (água, luz, telefone, aluguel, supermercado, academia, etc.).
As contas supérfluas (viagens, equipamentos novos, roupas novas, etc.).
O que será reservado. O montante destinado a cada parte depende das necessidades familiares.
Separe o que gosta do que precisa: Busque equilíbrio entre gastos com desejos e necessidades.
Priorize pagamentos à vista: Evite parcelamentos, mesmo em pequenas quantias, para aliviar o peso no orçamento.
Programe uma reserva automática: Desenvolva o hábito de economizar, mesmo que em pequenas quantidades, para situações de imprevistos ou para a realização de sonhos.