Michel Telles

Especialista tira todas as dúvidas sobre como participar de leilões de imóveis online

Os leilões online oferecem uma série de vantagens.

Por Michel Telles
Ás

Especialista tira todas as dúvidas sobre como participar de leilões de imóveis online

Foto: Divulgação

Ao contrário do que muitos pensam, o leilão online funciona basicamente como os leilões presenciais. O que muda é a sua realização, que acontece por meio da internet. Dessa forma, os usuários podem dar lances a partir de um valor mínimo definido pelo edital, e assim, quem oferecer a maior quantia arremata o bem leiloado. No entanto, há algumas regras básicas para esse processo. Para tirar todas as suas dúvidas,  o leiloeiro oficial da Sato Leilões, Antonio Sato, mostra como participar. Acompanhe:

Procedimentos

Segundo Antonio Sato, há alguns procedimentos que devem ser seguidos para participar de um leilão online: "faça um cadastro e habilite-se para o leilão de seu interesse. A habilitação no leilão é muito importante, pois só assim é possível enviar o lance e participar”.  Pronto! Com o cadastro e habilitação aprovados, você já pode participar de um leilão online. 

Leia o Edital atentamente


Cada lote tem suas especificidades, e todas as informações importantes devem ser disponibilizadas. No caso de um imóvel, por exemplo, dados como o nome do proprietário, condições de pagamento, etc. Devem constar no documento de forma clara: “No edital você também poderá verificar a data e o horário em que ocorrerá o leilão. Normalmente, uma espécie de auditório virtual é aberto um tempo antes, o que possibilita a realização de lances antecipados". 

Vantagens do Leilão Online

Os leilões online oferecem uma série de vantagens. Além dos preços mais acessíveis (se comparados aos do comércio tradicional), é possível fazer lances à distância, necessitando apenas de um computador, ou mesmo um smartphone ou tablet. Isto sem falar na grande variedade de lotes disponíveis, aumentando as chances de você encontrar o que deseja, de acordo com as suas expectativas e necessidades.

Entenda o funcionamento do pós-venda

Não pense que o processo termina quando você arremata o bem. Afinal, é preciso acertar o pagamento e providenciar a documentação obrigatória. Com o fim do leilão, o escritório do leiloeiro entra em contato com o arrematante para auxiliar nos trâmites do comprador com o vendedor (comitente). 

É fundamental ficar atento aos prazos e formas de pagamento contidos no edital para seguir as regras corretamente e, por fim, prosseguir com a retirada do bem. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário