Tecnologia

Especialistas descobrem malware russo capaz de registrar tudo em Android

Agente malicioso finge ser um componente do sistem chamado 'Process Manager'

Por Da Redação
Ás

Especialistas descobrem malware russo capaz de registrar tudo em Android

Foto: Reprodução/Unsplash

Especialistas do Lab52 divulgaram um comunicado na última sexa-feira (1º) onde apontaram uma ameaça virtual supostamente desenvolvida por grupo de cibercriminosos ligados ao estado russo. A descoberta foi feita após usuários de Android terem sido alvo de um novo malware capaz de registrar tudo o que é feito no dispositivo. 

Não há detalhes sobre como o agente malicioso é distribuído, mas ele finge ser um componente do sistema assim que se instala no telefone. Ele aparece na forma de um aplicativo chamado "Process Manager". 

O programa pede acesso aos dados de localização, câmera, microfone, armazenamento, contatos, registros de chamadas e SMS, entre outras coisas. Se o usuário der permissão para todas elas, poderá ter mensagens de texto roubadas, ligações gravadas, fotos e vídeos copiadas e ser rastreado, colocando sua privacidade em risco.

De acordo com os pesquisadores, depois que as permissões são concedidas, o programa passa a funcionar em segundo plano e tem ícone removido. 

Dicas

Uma das formas de se proteger de malwares como este é revisar as permissões de aplicativos já concedidas no celular, revogando aquelas que parecem muito arriscadas e sem propósito. Para quem tem o Android 12, outra dica é prestar atenção aos alertas de uso da câmera e microfone emitidos pelo próprio sistema.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.