Michel Telles

Especialistas explicam como preservar a pele durante a depilação!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Especialistas explicam como preservar a pele durante a depilação!

Foto: Divulgação Assessoria

A depilação faz parte da rotina de homens e mulheres e tem uma diversidade de opções de métodos para escolher qual mais se encaixa no seu dia a dia. Mas nesse meio, como fica a saúde da pele? Afinal, para um resultado bonito é essencial uma pele bonita. Para saber quais os principais cuidados e o que acontece com a pele durante a depilação, conversamos com as experts: Dra. Joyce Rodrigues, especialista em cosmetologia e presidente do Grupo Mezzo, e Dra. Luciana Passoni, médica especialista em cuidados com os cabelos e transplante capilar e CEO da Passoni Clinic.

JOYCE - Quais são os cuidados que devemos ter para fazer a depilação em casa? 

A depilação dos pelos requer cuidados que devem ser realizados antes, durante e após o procedimento. É necessário preparar a pele com uma esfoliação na região desejada um ou dois dias antes, de forma suave para não irritar. Recomendo que se evite o uso de cremes ou óleos no local por, pelo menos, 24 horas antes. Importante que a depilação ocorra na pele limpa e higienizada para evitar a contaminação por fungos e bactérias. Observe também se o local apresenta alguma irritação ou inflamação e suspenda o procedimento.

JOYCE - Existe algum preparo específico? Se sim, qual? 

Sim, são necessários alguns cuidados antes e depois. É necessário preparar essa pele fazendo a esfoliação do local 24hs antes. Após a depilação independente do método utilizado, evite aplicar em seguida hidratantes, opte por loções calmantes com ativos como camomila, a sálvia e a calêndula. Evite a exposição ao sol para não causar manchas e aplique protetor solar diariamente. Roupas justas e apertadas na região podem desenvolver foliculite ou manchas na pele devido ao atrito.

LUCIANA - O que acontece na pele quando um pelo é removido? 

Quando removemos um pelo de forma a arrancá-lo com a cera causamos uma lesão no folículo piloso, gerando uma sensibilização e também fazendo com que o pelo cresça desde o início dentro do bulbo capilar. Já quando temos a raspagem, a lâmina cortará o pelo que crescerá a partir dalí. Em ambos os casos pode haver uma sensibilização da pele seja pela passagem da lâmina ou movimento de puxar da cera, o que diminui a camada córnea, a mais superficial e protetora da pele, e a deixa mais propensa a alergias e sensibilidade.

LUCIANA - O fototipo da pessoa tem alguma 'força' na hora de escolher o método de depilação? Se sim, quais as dicas para as peles claras, mais morenas e negras?

O importante é optar pelo método mais confortável para você e realizar os cuidados pré e pós depilação para garantir a saúde da pele. Para todas também vale um cuidado redobrado com o sol após a depilação. Indico manter uma hidratação diária leve e evitar o uso de roupas apertadas. No pré recomendo fazer uma esfoliação leve alguns dias antes de depilar e no pós evitar produtos agressivos como desodorante com álcool e visitar a praia e piscina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário