Espécie rara de "perereca-macaco" é encontrada em mata por pesquisadores
A espécie foi encontrada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Rondônia
Foto: Thiago Baldine | Arquivo pessoal
Uma espécie rara de perereca foi encontrada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) durante uma excursão em uma área de mata em Rondônia. A descoberta foi feita na semana passada e divulgada nesta quarta (18).
Denominada como "perereca-macaco", o anfíbio é da espécie phyllomedusa camba, que é capaz de caminhar em vez de pular, como fazem as outras espécies de sapos e pererecas. De acordo com os pesquisadores, os "polegares" do anfíbio também permitem que a perereca consiga agarrar folhas e galhos com mais facilidade.
A descoberta faz parte do estudo dos pesquisadores em conjunto com professores e estudantes de biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifro), que realizam incursões em matas com objetivo de encontrar outras espécies de sapos, rãs e pererecas.
Na primeira incursão, realizada em setembro, os pesquisadores coletaram cerca de 23 espécies no Parque Ecológico de Vilhena, na região, além da descoberta de uma "perereca florescente" e uma "perereca de vidro, que possuí transparência na pele.
O objetivo da ação é coletar uma lista com espécies que correm risco de extinção devido a fragmentação da mata. Através da lista também será possível analisar se as espécies que vivem na floresta nativa são as mesmas da floresta plantada.
A "perereca florescente" possuí transparência na pele | Foto: Arquivo pessoal | Thiago Baldine