• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Esplanada dos Ministérios realizará ato contra a maior crise de saúde pública da história para setor filantrópico
Brasil

Esplanada dos Ministérios realizará ato contra a maior crise de saúde pública da história para setor filantrópico

Ação colocará mais de 1.824 cruzes no gramado da Esplanada dos Ministérios, nesta quarta-feira (18)

Por Da Redação
Ás

Esplanada dos Ministérios realizará ato contra a maior crise de saúde pública da história para setor filantrópico

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O gramado da Esplanada dos Ministérios amanhecerá tomado por mais de 1.824 cruzes nesta quarta-feira (18). A ação serve para representar a crítica situação financeira das Santas Casas e hospitais filantrópicos do Brasil. Além disso, irá alertar sobre o risco de desassistência da população com a crise econômica e financeira de instituições que atendem a mais de 50% da média complexidade e 70% da alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Confederação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), presidida por Mirocles Campos Véras Neto, com o apoio da Frente Parlamentar das Santas Casas, presidida pelo líder do PSD na Câmara dos Deputados, Antonio Brito (BA), serão as responsáveis pela organização do ato simbólico.

De acordo com as entidades, em média, estes hospitais são remunerados em 60% do que custa a prestação dos serviços ao SUS e a tabela e seus incentivos, desde o início do plano real, foi reajustada em 93,77%, enquanto o INPC em 636,07%, o salário mínimo em 1.597,79% e o gás de cozinha em 2.415,94%.

Esse descompasso brutal na remuneração da prestação de serviços ao SUS acarreta um valor anual de R$ 10,9 bilhões em desequilíbrio econômico e financeiro.  

Programação

- 18/05, às: Ato público simbolizando o fechamento dos 1.834 hospitais filantrópicos em frente à Câmara dos Deputados, no gramado da Praça das Bandeiras, em Brasília. 

- 25/05, às 16 horas: Reunião da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos na Câmara dos Deputados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário