Esposa do presidente do Flamengo pode pegar até 5 anos de prisão por xenofobia
Ângela Machado “culpou” os nordestinos pela vitória de Lula nas eleições
Foto: Reprodução/ Twitter
A esposa do presidente do Flamengo, Ângela Machado, que também é diretora de responsabilidade social do clube, fez uma publicação em suas redes sociais “culpando” os nordestinos pela vitória do presidente Lula nas eleições.
“Ganhamos onde produz, perdemos onde se passa férias. Bora trabalhar porque se o gado morre, o carrapato passa fome”, publicou.
A coluna do Futebol ETC buscou especialistas para entender qual crime teria sido cometidos pela diretora do time, e quais penas podem ocorrer. O advogado Matheus Falivene, doutor e mestre em Direito Penal pela USP destacou que;
“A jurisprudência é uníssona no sentido de que manifestações depreciativas contra nordestinos nas redes sociais configuram o crime de discriminação qualificada, previsto no art. 20, § 2º, da Lei n. 7.716/1989. Dito isso, a postagem realizada, que coloca os estados do Norte e Nordeste como lugares onde não se produz, onde o povo é improdutivo, pode configurar, ao menos em tese, o crime de discriminação”, afirmou.
Já o secretário geral da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, afirmou que esse tipo de comentário configura xenofobia e a pena pode ser de 2 a 5 anos e muita.