Política

Esquerda morreu e o que o Lula faz é traição, diz Safatle

Professor de filosofia afirma ainda que a extrema direita é o único lado organizado hoje no país

Por Da Redação
Ás

Esquerda morreu e o que o Lula faz é traição, diz Safatle

Foto: Reprodução

O professor de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), Vladimir Safatle, voltou a fazer análises críticas sobre o atual cenário político do Brasil, dias após ter feito uma comparação entre a direita e esquerda e ter afirmado que a "esquerda está morta no país".

Em uma entrevista ao canal do Instituto Conhecimento Liberta no YouTube, Safatle enfatizou mais uma vez o declínio da esquerda no Brasil, afirmando que ela havia perdido, ao longo dos últimos anos, toda a sua identidade.

Questionado sobre a vitória do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022, o professor minimizou o feito e afirmou que isso foi apenas "um respiro momentâneo". Ainda segundo ele, mesmo não tendo sido eleito, Bolsonaro e "a extrema direita é a única extrema organizada hoje no Brasil".

O professor, que também concorreu a uma vaga de deputado federal pelo PSOL em 2022, ressalta também que a esquerda está enfrentando um desafio sem precedentes, especialmente diante do avanço do bolsonarismo. No entanto, ele critica a abordagem negociadora de Lula e a ausência de uma postura mais enérgica diante dos problemas atuais.

"É preciso que a esquerda se radicalize e use da violência. O que o governo Lula está fazendo é traição", completou Safatle.

Ele argumenta ainda que a esquerda não tem mais a mesma ambição de transformar a estrutura da sociedade, focando-se em pautas mais superficiais e deixando de lado questões fundamentais como igualdade radical e democracia direta.

Apesar da insatisfação com o atual cenário, Safatle nega a intenção de concorrer novamente a uma vaga no Congresso. Segundo ele, em 2022, havia um desafio maior em curso, que era a luta contra o bolsonarismo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário