• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Esquerda ou direita: entenda o que são democratas e republicanos nos EUA
Mundo

Esquerda ou direita: entenda o que são democratas e republicanos nos EUA

Os americanos se dividem entre liberais e conservadores

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Esquerda ou direita: entenda o que são democratas e republicanos nos EUA

Foto: Reprodução/YouTube/ CNN Internacional

Enquanto no Brasil os políticos se dividem entre esquerda, centro e direita, nos Estados Unidos, a classificação é entre liberais (democratas) e conservadores (republicanos). Se os projetos de Joe Biden fossem adaptados para o contexto brasileiro, internacionalistas apontam que o presidente dos EUA seria visto como um político de centro ou centro-esquerda.

Nos EUA, o termo esquerda-direita é mais complexa devido ao sistema bipartidário, com relevância apenas para o Partido Democrata e o Partido Republicano. A falta de opções partidárias faz com que esses partidos abranjam uma pluralidade maior de integrantes, como explica Leonardo Paz, pesquisador do Núcleo de Inteligência Internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Leonardo Paz, em entrevista ao Valor Econômico, observa que, segundo critérios brasileiros, o Partido Democrata de Joe Biden abrangeria desde o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) até o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Já o Partido Republicano de Donald Trump reuniria siglas mais à direita, como o Partido Liberal (PL), de Jair Bolsonaro, e o União Brasil.

O professor de Relações Internacionais da ESPM, Roberto Uebel, aponta que as políticas de Biden incluem tanto elementos de esquerda quanto de direita. “O governo Biden tem políticas de centro-esquerda, como o Medicare e Medicaid, mas também aplica políticas de direita, como a criminalização e deportação de imigrantes ilegais. Hoje, o governo Biden transita entre a centro-esquerda e o centro”, afirma Uebel.

O Partido Democrata é geralmente associado a políticas progressistas, apoiando a igualdade social e econômica e uma maior intervenção governamental na economia, enquanto se opõe ao envolvimento estatal em assuntos privados. Defendem os direitos civis das minorias e programas de bem-estar social, como o Medicaid.

Por outro lado, o Partido Republicano defende a redução de impostos para estimular a economia e promover a liberdade econômica individual, sendo contrário à ampla regulamentação governamental da economia e a programas sociais financiados pelo governo. Seus partidários geralmente apoiam políticas sociais conservadoras.

Apesar das diferenças, ambos os partidos apresentam similaridades nas políticas internacionais de segurança. “Muda um pouco o estilo, mas não muda o conteúdo”, diz Paz. Ele explica que, historicamente, os EUA mantêm a ideia de proteger seus interesses globais e liderar em instituições internacionais, com os democratas tendo uma visão mais universalista e os republicanos atuando de forma mais pontual, mas com políticas de conteúdo semelhante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário