'Essa será uma das páginas mais tristes da história do Brasil', diz Rui ao criticar governo federal
Declaração foi feita nesta terça-feira (1º) durante abertura dos trabalhos na AL-BA
Foto: Reprodução/TV AL-BA
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), esteve presente, na manhã desta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa (AL-BA) para abertura dos trabalhos após recesso. Em seu discurso, ele teceu criticas ao governo federal ao pontuar que o atual contexto será "uma das páginas mais tristes do Brasil" e que existe um "vácuo de governabilidade" ao se referir ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
No discurso de abertura, que será o último do petista após quase oito anos de gestão, ele ainda pontuou sobre a ausência do respeito e ameaças a democracia que impactam a vida da população.
“Os posicionamentos espantosos do Governo Federal impactam negativamente a economia e a vida de todos. A completa ausência de respeito e de diplomacia, somada às constantes ameaças ao ambiente democrático, à Suprema Corte e ao processo eleitoral criam um sentimento de enorme insegurança jurídica e institucional, resultando na retirada de investimentos nacionais e internacionais. Sem dúvida, essa será uma das páginas mais tristes da história do Brasil”, discursou.
“Esse vácuo de governabilidade provocou o aumento do número de pessoas pobres e extremamente pobres no país inteiro, inclusive aqui, na Bahia. Diante desse caos, voltamos a integrar o Mapa da Fome, que já atinge mais de 7,5 milhões de brasileiros, segundo os organismos internacionais – FAO, OMS e ONU. A insegurança alimentar aumentou mais que o dobro entre 2018 e 2021”, completou.